Institucional

Fundador

Luís Guanella, nasceu em Frascísio de Campodolcino, na Itália, em 19/12/1842. Sentiu-se chamado por Deus desde criança, para ser sacerdote. Após os estudos de Filosofia e Teologia, foi ordenado e desenvolveu seu ministério com muito zelo, tornando-se um grande apóstolo na evangelização do povo de Deus. Enfrentou perseguições e dificuldades decorrentes do contexto social e político da época, sempre firme em suas convicções.

Inspirado por Deus e sempre confiante na Divina Providência, fundou a Família Guanelliana, constituída pelas Congregações: Filhas de Santa Maria da Providência; Servos da Caridade e pelos leigos Cooperadores Guanellianos.

Aos seus seguidores confiou a continuidade da sua ação missionária, centralizando-a na caridade. “Amor em tudo e com todos”, preferindo sempre os últimos, os excluídos. “Todo o mundo é vossa Pátria”.

Dom Luís Guanella, deixa seu carisma aos que o seguem :

“Revelar o amor providente e misericordioso de Deus Pai, num clima de família, promovendo de forma integral as pessoas, aplicando a pedagogia do amor”.

Hoje, este ideal de vida, se faz presente através das irmãs, padres e leigos guanellianos, em muitos países e no Brasil, em vários Estados , onde prestam serviços ao povo, na área da Educação, Saúde, Serviço Social e à Evangelização.

Dom Luís, faleceu no dia 24 de outubro de 1915, em Como. Foi proclamado “Bem-Aventurado” pelo Papa Paulo VI, no dia 25 de outubro de 1964.

Que ele, o Bem-aventurado Luís Guanella, interceda junto a Deus, por todas as pessoas que fazem parte, direta ou indiretamente, da Família Guanelliana e aos que por ela são atingidos através da missão que se expande cada vez mais.